Árvore de Natal feita com jornal reciclado. Faça você mesmo. Guia passo a passo em português e tutorial em vídeo (inglês).

8 dez

Recebi alguns pedidos de colocação de um guia passo a passo para fabricação de árvores de Natal com material proveniente de reciclagem. A grande maioria deles era de pesssoas que queriam fazer a decoração de sua própria casa ou de seu escritório.

Assim, considerando os materiais, o trabalho necessário na elaboração e o resultado final, escolhi colocar um guia detalhado para uma árvore que vi no site da Martha Stewart : a mini árvore  de Natal feita de jornal reciclado.

Como o tutorial em vídeo é feito na língua inglesa, achei por bem traduzi-lo, com as instruções abaixo, necessárias para a fabricação da árvore.

Escolhi a mini árvore  de Natal feita de jornal reciclado, pois é uma solução inteligente, bonita e barata, além do que não vejo muito sentido em se cortar todo ano uma árvore de verdade para cada casa celebrar seu Natal:

Árvore de Natal feita de jornal reciclado. 

Materiais necessários:

Pesquise no Buscapé os melhores preços de matéria-prima para artesanato.

Base da árvore: (para entender melhor, assista o tutorial em vídeotambém)

  1. Faça uma base com a argila na forma de uma laranja cortada ao meio.
  2. Passe a agulha de tricô pelo centro da base, perfurando de modo a permitir que a agulha passe inteiramente para o outro lado.
  3. Retire a agulha cuidadosamente, mantendo a perfuração feita.
  4. Embrulhe a base com papel alumínio e coloque-a num forno a 275ºC por 15 a 20 minutos.
  5. Retire do forno e deixe esfriar.
  6. Retire o papel alumínio, e passe a agulha de tricô, colando-a para fixá-la à base.
  7. Corte um retalho de feltro do tamanho aproximado da parte inferior da base.
  8. Cole o retalho de feltro na parte inferior da base, de modo a esconder o furo com a agulha e impedir que risque superfícies sensíveis.

Confecção da Árvore: Com o estilete e régua, ou com a guilhotina, corte 50 folhas de papel jornal, em cada um dos tamanhos a seguir(lembre-se que você pode cortar várias folhas por vez, do mesmo tamanho):

  • 15cm por 15 cm;
  • 14cm por 14 cm;
  • 13 cm x 13 cm;
  • 11,5 cm x 11,5 cm;
  • 10cm x 10cm;
  • 9,0 cm x 9,0cm
  • 7,5cm x 7,5cm;
  • 6,5cm x 6,5cm
  • 5cm x 5cm;
  • 3,8 cm x 3,8 cm.

Para colocar os quadrados de  jornal na base da árvore: Coloque as duas folhas de 15cm por 15 cm de papel cartão (ou cartolina), na agulga de tricô já colada à base de argila, de maneira a “sustentar” o peso das folhas de jornal por sobre a base; Dobre as folhas ao meio, e depois, novamente, marcando o vinco com o “bone folder” (ou régua/lápis). Coloque-as, de maneira intercalada, por ordem de tamanho (primeiro as maiores), sempre tomando o cuidado de marcá-las com vinco antes de perfurar as folhas na base. As folhas devem ficar em direções opostas, uma a uma, de maneira a evitar que fique uma “pilha” de quadrados de jornal. Após a colocação da última folha de 2,5 cm, passe a cola em spray (ou laquê/fixador de cabelos) pulverizando-a cuidadosamente por sobre a árvore, e despeje o glitter da cor que escolheu por cima. Caso tenha escolhido um enfeite para o topo da árvore, cole-o com a pistola de cola quente ou adesivo instantâneo. Pronto, e um Feliz Natal!

Observação: Como destacado, neste link tem um tutorial detalhado em vídeo de como fazer a árvore, mas como está em inglês, tomei o cuidado de traduzir as explicações. Assim, com o vídeo e com as instruções em português acho que todos poderão fazer suas mini árvores de Natal com jornal reciclado!

26 Respostas to “Árvore de Natal feita com jornal reciclado. Faça você mesmo. Guia passo a passo em português e tutorial em vídeo (inglês).”

  1. mariana kelly 20, maio, 2013 at 6:43 pm #

    isso e reciclagem para que isso tudo ?
    mesmo asim é bom gostei!

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 Árvores de Natal | Sala da Madame - 12, janeiro, 2010

    [...] a Árvore de Natal de Jornal também é simpática e muito fácil de fazer é só pegar receita aqui e pra ajudar tem um vídeo (em inglês) que auxilia na [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: